I. Importância do turismo para o desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe
A economia de São Tomé e Príncipe está baseada na agricultura, pesca e turismo. Segundo o Banco Mundial, em 2021 a Agricultura foi responsável por cerca de 17% do PIB e empregava cerca de 58% da população. A pesca contribuiu com cerca de 3% para o PIB e empregou 5% da população. O turismo, em 2019, era responsável por 4% do PIB e empregava 7% da população.
No entanto, se considerarmos os impactos diretos e indiretos, segundo o WTTC – World Travel & Tourism Council, em 2019 o turismo contribuiu com 14% para o PIB e foi responsável por 14% dos empregos no país, cenário que se alterou com os impactos da COVID-19.
II. Panorama do turismo em São Tomé e Príncipe
Segundo dados revelados da Direção do Turismo e Hotelaria de São Tomé e Príncipe, o país registou 35.817 visitantes em 2023, com portugueses a liderar com 46% dos visitantes, seguido de Alemanha com 2.408 (7%), Estados Unidos da América com 2.328 (7%), França com 1.896 (5%), Angola com 1.298 (4%).
Figura 1: Percentagem de países de origem dos turistas em São Tomé e Príncipe
O recorde anterior era de 2019 que atingiu 35.000 visitantes, mas o número baixou em 2020 até 10 mil turistas devido os efeitos da pandemia da covid-19 que levaram ao fecho de fronteiras e limitações das viagens.No entanto, desde 2021 que o país começou a dar sinais de recuperação turística, com 15 mil turistas, enquanto em 2022 se registaram 26 mil.
O Governo de São Tomé e Príncipe quer que o país atinja a marca de 50 mil turistas até 2025 (o que pode equivaler a duplicar o impacto do turismo no PIB do país), a abertura da primeira Escola Profissional de Hotelaria e Turismo no país, neste mês de Março, é um marco de relevo no fortalecimento do sector. São Tomé e Príncipe centra-se no turismo ecológico e de lazer.
Imagen 1: Praia em STP
Imagen 2: Turismo Ecológico em STP
Imagen 3: Turismo Ecológico em STP
Imagen 4: Turismo Ecológico em STP
Imagen 5: Actividades recreativas subaquáticas em São Tomé e Príncipe
Imagen 6: Actividades culturais em São Tomé e Príncipe
III. Análise SWOT do turismo em São Tomé e Príncipe
FORÇAS
Riqueza em biodiversidade e ecossistemas únicos, incluindo praias, florestas tropicais, montanhas e fauna e flora exóticas;
Preservação dos recursos naturais e da biodiversidade;
Reserva Mundial da Biosfera – UNESCO;
Vida animal respeitada e valorizada;
Clima tropical com temperaturas agradáveis durante todo o ano;
História e Cultura diversificadas, incluindo influências africanas e europeias, com música, dança e gastronomia únicas;
Gastronomia (elevada qualidade, sobretudo, ao nível do peixe);
Comunidade local hospitaleira;
Destino seguro, com baixa taxa de criminalidade;
Estabilidade política;
Baixa emissão de CO2 per capita.
FRAQUEZAS
Reduzida oferta de ligações áreas diretas a destinos estratégicos e preço elevado das passagens aéreas (origem-São Tomé e Príncipe);
Elevada dependência turística do mercado português;
Infraestrutura turística ainda pouco desenvolvida, incluindo hotéis e restaurantes de qualidade;
Reduzida oferta de atividades de animação turística;
Reduzida oferta de recursos humanos qualificados em turismo;
Falta de apoios ao investimento;
Falta de marketing e promoção do turismo do país ao nível internacional, sobretudo nos canais digitais;
Sistema de transporte público pouco desenvolvido e estradas/acessos aos principais atrativos em mau estado de conservação;
Limitações de energia e água em algumas áreas;
Reduzida oferta de serviços de assistência hospitalar;
Pobreza da população;
Baixa % de população com acesso à internet;
OPORTUNIDADES
Crescente procura por viagens para países menos desenvolvidos e fora do circuito turístico tradicional.
Localização estratégica: O país está localizado no Golfo da Guiné, o que o torna acessível a turistas da Europa, África e Américas;
Rápida retoma do turismo pós-pandemia, superando as previsões iniciais, associado ao crescimento das viagens para o continente africano (verificado no momento pré-pandemia e em 2022);
Procura crescente por “ecoturismo” – o país apresenta uma biodiversidade, fauna e flora únicas;
Assinatura de acordos com países como a China, a Índia e o Brasil que vão permitir investir e qualificar as infraestruturas do destino;
Maior possibilidade de aproximação aos mercados europeus e americanos, por meio de campanhas de marketing digital;
Criação de parcerias com outros países africanos (ou do Golfo da Guiné) para promover o turismo e criar ofertas integradas.
AMEAÇAS
Instabilidade social e/ou económica no principal mercado emissor –Portugal – que coloque em causa a sua capacidade para viajar.
Limitações orçamentais do governo para investir em infraestrutura turística e promoção do turismo e desinvestimento privado no turismo;
Maior investimento de outros destinos concorrentes no continente africano, que já possuem infraestrutura turística mais desenvolvida;
Subida do nível da água do mar, resultante das alterações climáticas, que coloquem em perigo as populações que residem nas zonas costeiras;
Vulnerabilidade a eventos climáticos extremos, como furacões e tempestades tropicais, que podem afetar o país em termos sociais e infraestruturais;
Exploração excessiva dos recursos naturais, como a areia e as árvores de grande porte;
Incapacidade na gestão de resíduos.
IV. o Governo de São Tomé e Príncipe está a envidar esforços significativos para promover o desenvolvimento do turismo
O sector do turismo em São Tomé e Príncipe tem um grande potencial e é de esperar que traga benefícios consideráveis e numerosas oportunidades de investimento para o país e a sua população. Por conseguinte, o Governo de São Tomé e Príncipe e várias organizações internacionais identificaram as quatro áreas seguintes como prioritárias para aumentar a competitividade da indústria do turismo de São Tomé e Príncipe, de modo a que São Tomé e Príncipe possa oferecer aos seus visitantes uma experiência turística mais profissional e enriquecedora num futuro próximo!