Portugal reconhece o potencial do uso das redes sociais para atrair mais visitantes chineses para o país europeu, de acordo com o Turismo de Portugal, organismo sob a tutela do Ministério português da Economia.
“O consumidor chinês tem uma propensão tremenda para as redes sociais e novas tecnologias. E as empresas portuguesas têm de estar preparadas para este desafio”, explicou Filipe Silva, vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, citado pela agência portuguesa de notícias Lusa.
De acordo com o responsável, o perfil do turista chinês evoluiu e já não é o mesmo de há 10 anos. Filipe Silva falava esta semana à margem de uma visita à China, na qual liderou uma delegação de 13 empresas portuguesas com reuniões marcadas com operadores chineses na área do turismo.
A Lusa refere que, para alargar os destinatários do seu conteúdo promocional, o Turismo de Portugal começou a utilizar o Sina Weibo – o equivalente chinês ao Twitter –, que tem 230 milhões de utilizadores.
O número de chineses que visitaram Portugal em 2015 subiu 36 por cento em termos anuais para 154.000. Esses turistas gastaram 60 milhões de euros (US$68,2 milhões) no país europeu, de acordo com a Lusa.