Tecnológica chinesa estima investir 30 milhões de euros em Portugal já este ano, depois de crescer 16% em vendas no mercado nacional em 2024, acima do crescimento global da empresa.
A Xiaomi viu o número de smartphones vendidos no ano passado aumentar 16% em Portugal, enquanto a quota no mercado nacional subiu para 14%, o que faz da marca o terceiro maior vendedor, atrás de Apple e Samsung.
No que diz respeito a receitas com dispositivos que não são smartphones, houve um crescimento de 50%, em virtude do “aumento do portfólio” de produtos, salienta Tiago Flores, country director da Xiaomi Portugal. Neste capítulo, a visão do responsável passa por repetir, em 2025, o crescimento de 50% registado no ano passado. Em causa está toda uma gama de dispositivos que vai desde tablets, smartwatches e fones até equipamentos destinados às casas dos consumidores, como é o caso de televisões, scooters ou robôs aspiradores.
A Xiaomi quer ver um peso cada vez maior da receita decorrente das vendas daqueles produtos no total da faturação da marca, até que atinjam os valores envolvidos nas vendas de smartphones.
(Fonte: O Jornal Económico, a 6 de Março)